Banda Les Fleurs

  • 13/01/2023

Banda Les Fleurs

A viagem musical de Les Fleurs (du Mal)

As coisas mais estranhas e improváveis podem germinar no jardim do Les Fleurs (du Mal). Guitarras cultivadas no Punk, teclados serpenteantes, influências literárias, sombras góticas, desvarios psicodélicos espontâneos, um humor pythonesco…Tudo com um certo cheiro oitentista. Está se sentindo perdido? Aqui você encontrou morada.

A banda reúne veteranos da cena roqueira itatibense e nacional. Dá para dizer que essa semente foi plantada nos inquietos anos 80. Enquanto Richard Kraus inovava no underground brasileiro com o Harry, cultuada banda santista pioneira na mistura do rock com o eletrônico (Pós-Punk total!), André Fujiwara passava por suas primeiras bandas de garagem. Ainda como baixista, ele fundaria o saudoso Authopsia (Trash Metal) e passaria pelo Raindrops (Power Pop). Com Reginaldo Maciel ele monta o Les Fleurs (du Mal) no início dos anos 2000, trocando de instrumento e assumindo a guitarra.

O nome foi emprestado da obra do poeta maldito Beaudelaire e já prenunciava a temática e a aproximação com a poesia que faria parte do trabalho da banda. Trabalho esse marcado por experimentações musicais, frequentes mudanças de estilo e parcerias com músicos e autores diversos. Adeptos da filosofia Punk/LoFi do ‘do it yourself’, a banda já conta com seis lançamentos, todos disponíveis nas plataformas digitais: Rock’n’Roll French Bitch (2003), Pandora’s Demo (2004), Dancing on the Bottleneck (2005), Pandora’s Pussy (2012), No Happy Ends (2021) e Revisited (2022). 

Capa do Ep Revisited ( Foto Polly Fujiwara )

Novo EP Revisited já está Disponível

Já está diponível o novo EP do Les Fleurs (du Mal). Revisited chegou às plataformas digitais no dia 10 de dezembro trazendo três regravações, músicas que foram se metamorfoseando nos ensaios e shows ao vivo. “Toda música muda com o tempo, mas essas se transformaram radicalmente. A gente queria fazer um registro de algumas delas e acabamos fechando nessas três”, conta Reginaldo Maciel, vocalista e guitarrista. As três são: Bad Karma, The guys in the band e Skeletown. “Essas regravações fariam parte do No Happy Ends (2021) junto com outras antigas que, apesar de não apresentarem grandes mudanças em relação às originais, ganharam peso e velocidade. Era até uma forma de fechar um ciclo. Chegamos a trabalhar em cima disso com o Niltão”, lembra o guitarrista André Fujiwara.

Das três músicas que formam o EP, Bad Karma é a que mais mudou. Um Blues menor arrastado na versão original, nos shows virou um Rock’n’Roll estradeiro. A letra é do poeta itatibense Mateus Machado e foi criada em torno de um refrão do guitarrista André Fujiwara. A nova versão funciona muito bem em um carro em movimento.

The guys in the band é uma das viajandonas que sempre estão no repertório. Nos shows ela foi se formatando e ficando mais orgânica. A versão original, ainda com bateria eletrônica, é basicamente uma demo. O clima Psicodélico sessentista contrasta com a letra soturna. Gótico -Psicodélico?

Skeletown é o hit de Halloween do Les Fleurs (du Mal). Essa é na verdade a terceira versão dessa música. Além da presente no álbum Dancing on the Bottleneck (2005), existe uma outra que foi usada no videoclipe de 2016. HAPPY HALLOWEEN by Les Fleurs

O novo EP tem sabor de aperitivo. A banda completa 20 anos em 2023 e está com alguns projetos para o próximo ano, entre eles um álbum de inéditas. “Algumas já têm aparecido nos shows. São coisas que estamos experimentando, sentindo”, comenta o tecladista Richard Kraus.

A atual formação conta com André Fujiwara (ex-Liberado Sem Cortes, ex-Authopsia, ex-Raindrops), Reginaldo Maciel (ex-Alkalinos, ex-Ultraphones), Richard Kraus (Harry, ex-Ricoalento Blues), Rafael Presotto (ex-Aeroplane, ex-Calzones) e Andrezinho.


Redes Sociais e Plataformas Digitais

Facebook  Instagram  Twitter  Youtube  Spotify Outras Plataformas Digitais


Contato 

Site www.floresdomal.com

E-mail.: lesfleurs2003@gmail.com


A Banda Les Fleurs você ouve na Rapadura Rock Web


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes