Novo Rock Brasil - Banda Causa Hardcore

  • 15/07/2023

Novo Rock Brasil - Banda Causa Hardcore

Novo Rock Brasil - Banda Causa Hardcore

Banda que teve seu inicio no ano de 2016 e com integrantes de bandas que participaram da cena underground da baixada santista de 2000 a 2008. Depois de algumas mudanças na formação, a banda passou por um período de pausa em 2018, voltando em 2019 com uma nova formação e fazendo vários shows durante todo o ano.

A proposta da banda é fazer um som com bases no hardcore com influências que vão desde, Pennywise, Nitrominds, Rise Against até Paura, Hatebreed e Madball, a ideia é fazer um som sincero e com letras conscientes, com temas político sociais, pessoais e coletivos.

Nosso primeiro trabalho foi lançado em 2021, o EP - ONDE QUER CHEGAR, já disponível nas principais plataformas de streaming. No final do mesmo ano lançamos um documentário sobre a gravação do EP e uma live com 12 músicas que também virou um disco ao vivo, tudo pode ser encontrado nas principais plataformas digitais.

Em 2022 tivemos uma troca de baterista e agora estamos firmes e fortes produzindo e fazendo novas musicas.

Hoje a formação da banda é: Vocal e guitarra - Eric Cravo Baixo - Marcus Vinicius Bateria - Vinicius Oliveira

O nome da banda faz uma referência ao que todos nós buscamos, uma Causa para viver, sonhar, evoluir, levantar todos os dias e ir a luta por nossos objetivos.

Sobre nossos lançamentos:

Causa lança EP ‘Onde quer chegar’

Rápido, agressivo e pesado. Essas são as características das cinco músicas que compõem o primeiro EP da banda Causa, banda de hardcore da Praia Grande fundada em 2016. O EP, que está disponível em todas as plataformas de streaming, foi lançado no último dia 07 de abril e é intitulado de ‘Onde quer chegar’.

As músicas, de composição do vocalista e guitarrista Éric Cravo, falam sobre coisas do cotidiano e também têm um viés crítico. “As letras falam sobre coisas do nosso cotidiano e também de assuntos de interesse coletivo, como padrões culturais pré estabelecidos e política social, por exemplo. A intenção é levar as pessoas a refletir sobre os temas abordados e, por vezes, falar diretamente de coisas que realmente nos incomodam”, comenta.

As faixas foram escritas ao longo dos anos. Algumas, como a ‘Eles não são heróis’ são da minha antiga banda, a Libertar, e que ganharam uma nova roupagem com a Causa”, explica o vocalista ao falar das músicas que compõem o EP. “Outras músicas falam de fatos muito pessoais, como a ‘Vou te enfrentar’ que compus quando soube que seria pai pela primeira vez”, argumenta.

As músicas foram gravadas ao longo do ano de 2020, no estúdio Warzone, em Santos e foi produzido por Leo Mesquita, do estúdio e vocalista do Surra, banda santista de thrashpunk conhecida no meio underground. O processo começou em janeiro, com a gravação da bateria. “Foi um ano bem atípico para todo mundo. Foi estranho fazer uma pausa de quase oito meses entre a gravação dos instrumentos e dos vocais, mas era preciso, a pandemia chegou com força e a saúde e a vida de todos os envolvidos no processo sempre foi mais importante”.

Lei Aldir Blanc

A gravação e o lançamento do EP tiveram apoio da Lei Aldir Blanc. O lançamento do trabalho foi contemplado em Praia Grande com o recebimento de verba por meio de edital realizado pela prefeitura.

“Como banda independente, fizemos tudo com recursos nossos. Ser contemplado no edital nos ajudou a entregar o trabalho com qualidade e dentro do prazo que imaginávamos”, argumenta Éric Cravo.

Primeiro Clipe

Dias antes do lançamento do EP, mais precisamente em 24 de março, a banda lançou o primeiro clipe, da música ‘Viver e Escolher’. O clipe é composto de cenas da gravação do EP. “É um registro de todo o trabalho que fizemos para entregar este EP. É como mostrar um pouco da nossa dedicação e empenho que colocamos neste trabalho”, comenta Marcus Pimentel, baixista da banda.

Segundo Clipe

Ainda em 2021 a banda faz totalmente sozinha de novo o segundo vídeo clipe, agora da musica ELES NÃO SÃO HERÓIS, gravado nas dependências do estúdio ART & SOM onde a banda ensaia, tiveram a idéia de fazer um vídeo no mesmo formato das lives que vinham acontecendo por causa da pandemia, cada integrante em um espaço isolado para que não precisassem ficar todos juntos no ambiente. “Conseguimos fazer exatamente o que queríamos e sem precisar chamar mais pessoas por conta da pandemia ainda estar exigindo muitos cuidados, foram várias repetições pra conseguirmos ângulos diferentes, mas o resultado ficou muito legal pra todos nós” diz Eric Cravo vocalista, que tem sido responsável por essas gravações.

Documentário e live:

Na mesma pegada dos clipes feitos por conta própria a banda fez um documentário que também foi entregue como contra partida da lei Aldir Blanc. Com depoimentos dos integrantes da banda, do produtor do EP Leo Mesquita e do amigo e guitarrista Guz Oliveira que participou da live de lançamento, o documentário narra como foi escolher o estúdio, se preparar para as gravações e finalmente gravar e finalizar o ep em meio a pandemia. Um registro muito legal pra conhecer a banda nos seus bastidores.

A live foi gravada no FULL RISE ART casa tradicional de Praia Grande para shows underground, o responsável pela captação foi o Clay Borges Home Studio. 12 músicas autorais que viraram um disco ao vivo que também está disponível nas plataformas digitais.

2023

A banda atualmente está gravando um disco com 10 musicas no estúdio Warzone em Santos, mesmo estúdio onde foi gravado o primeiro EP, mas agora produzidos por Willians Jurema proprietário do estúdio a pretensão é lançar ainda em 2023.

A banda também está trabalhando com a ANDINA BOOKING produtora de shows e que está marcando os shows da banda.

Clique aqui e veja - Causa Hardcore - Onde Quer Chegar (Lyric Video)


Redes Sociais e Plataformas Digitais  

TwitterInstagramFacebook

 YoutubeApple Music

 DeezerBandCampSpotify  


A Banda Causa Hardcore você ouve na Rapadura Rock Web


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes